-
Arquitetos: DeRoché Strohmayer
- Ano: 2023
-
Fotografias:Julien Lanoo
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Surf Ghana Collective cria um espaço comunitário dinâmico para jovens em Busua, um ponto importante para os praticantes de surfe na costa oeste de Gana. O alojamento administrado pela comunidade se conecta a uma rede de escolas de surfe e alojamentos à beira-mar. A estrutura de um ambiente único adaptada é usada de forma flexível ao longo do ano e oferece o primeiro espaço de encontro para os jovens locais, fornecendo comodidades como wifi, chuveiro de praia e armazenamento de equipamentos. Para grandes eventos de surfe, o espaço atua como uma sala de aula e dormitório para surfistas visitantes. Fora da temporada, a edificação é alugada para cobrir os custos de funcionamento.
Para melhorar a edificação existente, um novo toldo substituiu um telhado que apresentava vazamentos. A nova estrutura se estende sobre o quarto existente e cria espaços sociais acima e abaixo. Um terraço comunitário voltado para o oceano no térreo é construído ao redor de duas árvores preservadas. O novo telhado aumenta o pequeno espaço pré-existente do centro e fornece um ponto de descanso com pilares para pendurar redes e um novo ponto de observação para analisar as ondas.
O projeto utiliza estratégias de resfriamento passivo, um telhado duplo e ventilação cruzada. Para reduzir o uso de cimento, este material foi substituído por uma laterita prontamente disponível, resultando em um concreto com baixa emissão de carbono. Isso foi usado para finalizar o reboco da estrutura existente e lançar elementos de concreto de baixa manutenção e resistentes ao sal. A palmeira local substituiu as fôrmas importadas. O efeito de superfície resultante se integra à linguagem da região, já que as palmeiras revestem muitas estruturas na região ocidental de Gana, como na vila sobre palafitas Nzulezu.